Plano de Maximização do Aeroporto Humberto Delgado (parte 6)

No último artigo analisámos as alterações necessárias para o Terminal 1 do A.H.D. Hoje, vamos abordar um dos maiores constrangimentos nas deslocações dos passageiros de e para o Aeroporto: as acessibilidades rodoviárias. 

A nível rodoviário, o Aeroporto de Lisboa é servido principalmente pela 2ª Circular mas também por outras grandes vias estruturantes como a Avenida Almirante Gago Coutinho, Marechal Gomes da Costa, de Berlim e do Brasil. De todas estas, a 2ª Circular é de longe a mais saturada e sobrecarregada, onde 15% do tráfego é gerado pelo Aeroporto. 

Tendo em conta a crise climática que vivemos e o consenso geral de que é necessário retirar carros das grandes cidades como Lisboa, o acesso rodoviário ao Aeroporto não deve ser melhorado através da construção de mais estradas e vias de grande capacidade. O que é realmente necessário, é uma melhoria dos acessos já existentes que ajude a reduzir o nível de congestionamento de tráfego. 

Rotunda do Relógio

A grande questão a resolver, é a Rotunda do Relógio, que hoje em dia é muito sobrecarregada pela confluência de 3 grandes acessos ao Aeroporto (2ª Circular, Marechal Gomes da Costa e Almirante Gago Coutinho).  Uma das formas de reduzir o tráfego nesta rotunda seria fazer um par de túneis que ligassem a Avenida Almirante Gago Coutinho diretamente à Alameda das Comunidades Portuguesas que faz o acesso à zona das partidas e chegadas do Terminal 1.

Tuneis rodoviários da Rotunda do Relógio

De forma a reduzir os congestionamentos na saída da 2ª Circular, existem duas soluções possíveis. A primeira consiste em reorganizar as vias de forma a ter a saída a desembocar diretamente na rotunda do Relógio em vez de na parte final da Avenida do Brasil, eliminado assim, um cruzamento semaforizado que causa grandes constrangimentos ao trânsito. 

A outra forma, seria fazer um pequeno túnel entre a saída da 2ª Circular a desembocar no túnel proveniente da Avenida Almirante Gago Coutinho que acaba na Alameda das Comunidades Portuguesas. Esta solução, apesar de tornar inviável a construção de um túnel de saída do Aeroporto para a Avenida Gago Coutinho, facilitaria muito o acesso à zona das Partida. Especialmente quando temos em consideração que grande parte dos carros que se dirigem para o Aeroporto vêm da 2ª Circular no sentido Benfica-Aeroporto. 

Quanto aos acessos a partir da Avenida de Berlim à zona das chegadas, a situação não é tão grave como na Rotunda do Relógio, não sendo necessárias intervenções tão urgentes. Se em certo ponto, tal se justificar, pode ser equacionada a construção de um túnel a ligar diretamente a Avenida de Berlim à zona de Chegadas, havendo a condicionante do túnel já existente que dá acesso à 2ª Circular no sentido Aeroporto-Benfica. 

No entanto, há um detalhe importante nesta questão. O grande objetivo a alcançar na melhoria das acessibilidades ao Aeroporto não deve ser facilitar imenso a entrada e saída de carros mas sim o aumento da quota de passageiros que chegam de transportes públicos. É absolutamente inviável, até pela dimensão das vias de acesso, continuar a expandir ad-eternum o fluxo de veículos automóveis de e para o Aeroporto. 

Por isso, o nosso próximo artigo será dedicado às acessibilidades em transporte público ao Aeroporto. 

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