Montijo: e agora? (parte 3)
Na parte 2 desta série percebemos a situação em que estamos atualmente na questão da capacidade aeroportuária de Lisboa. Resta então saber: o que vem agora?
O Governo será agora obrigado a realizar uma Avaliação Ambiental Estratégica ao projeto do Aeroporto do Montijo comparando-o com outras alternativas. Mas então... que alternativas são essas? Bem... não sabemos ao certo. Por um lado, o estudo pode focar-se inteiramente em localizações alternativas para construir um aeroporto complementar, por outro, pode também (ainda que seja improvável) abranger cenários em que a Portela é encerrada e substituída por um aeroporto feito de raiz.
Aliás, a discussão sobre toda esta questão irá certamente oscilar bastante para essa dúvida sobre a manutenção do principal aeroporto de Lisboa na Portela. Isto deve-se a não existirem outras localizações viáveis para construir um aeroporto complementar competitivo (onde o investimento seja reduzido e a distância a Lisboa também). Vejamos porquê
- Campo de Tiro de Alcochete: longe de Lisboa, longe de todas as infraestruturas existentes, muito dispendioso porque o aeroporto teria de ser feito de raiz e não seria minimamente competitivo com a Portela a funcionar;
- Alverca: muito pouco espaço disponível, a rota de aproximação é a mesma da Portela, ou seja, é impossível não roubar capacidade ao A.H.D. (o que é exatamente o oposto do que queremos);
- Sintra: A rota de aproximação e descolagem também entraria em conflito com a Portela, não há muito espaço para aumentar o comprimento da pista;
- Portela (expandida) + complementar no Montijo;
- Portela (expandida) sem complementar;
- Substituição da Portela por um Novo Aeroporto de Lisboa (de moldes a definir);
Em suma, o país tem agora mais tempo para pensar a questão da capacidade aeroportuária em Lisboa mas não nos devemos continuar a alongar em estudos ad eternum como andámos a fazer nos últimos 40 anos. Portugal tem de cair na real e perceber que dimensão podemos conseguir e qual será a solução mais vantajosa que se adeque a essa realidade.
Eu sei que este blog se chama utopias XXI, mas acho que Portugal já perdeu demasiado tempo com isso mesmo, utopias.
Tomás Ribeiro
Boa tarde.
ResponderEliminarVocê está a excluir a solução Alverca partindo do pressuposto de que a atual pista desta base seja a considerada numa eventual solução Portela + Alverca. Ora, segundo a proposta de conceituados especialistas, entre eles Dr. José Proença Furtado, Dr. Fernando Nunes da Silva e Dr. António Segadães Tavares, é considerada a construção de uma nova pista sobre o Mouchão da Póvoa, com alinhamento paralelo à pista do Aeroporto Humberto Delgado, cujos alinhamentos distam entre si cerca 4km. Partindo deste novo pressuposto, a solução Portela + Alverca parece-me ser mais vantajosa em todos os aspetos relativamente à solução Montijo.
Essa pista construída sobre o Mouchão da Póvoa seria caríssima e seria literalmente construída dentro da Reserva Natural do Estuário. Nunca passaria em EIA impacto ambiental
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