Plano de Maximização da Capacidade do A.H.D. (parte 3)

Tal como falámos na primeira parte desta série de artigos, uma das principais debilidades do Aeroporto da Portela são as suas saturadas zonas de Partidas e Chegadas. Como podemos resolver esta questão? Bem, a resposta não é simples...

A última grande intervenção na Zona de partidas do aeroporto ocorreu quando foi criado o sistema Kiss & Fly. Desde então a crescente saturação da zona de partidas tem-se tornado cada vez mais visível. Uma vez que os veículos TVDE estão proibidos de utilizar a praça de Táxis, estes são obrigados a utilizar o Kiss & Fly congestionando bastante a entrada e saída desse espaço. Neste momento faltam acima de tudo zonas de paragem rápida nas partidas. 

Infelizmente aumentar a capacidade nesta zona de partidas afigura-se extremamente difícil, nomeadamente pelas grandes limitações de espaço e pelos acessos rodoviários já de si apertados. Uma solução mais "suave" seria tornar o parque de estacionamento P1 (localizado por debaixo da praça das partidas numa nova zona de Kiss & Fly, aliviando um pouco a pressão enorme à superfície. 

Para compensar a eliminação desse parque e aumentar a capacidade de estacionamento no Aeroporto, é possível criar novos silos no local onde está agora o Parque P5. No entanto, é importante relembrar que a criação de mais estacionamento no Aeroporto atrai mais tráfego automóvel, por isso, qualquer aumento de capacidade de parqueamento deve ser muito faseado e gradual acompanhando apenas o normal crescimento de tráfego. 

De forma a proteger a zona de curbside das Partidas, também seria aconselhável instalar uma grande cobertura que cobrisse por completo este patamar. 

Na zona das Chegadas, o aumento da capacidade também é complexo devido ao pouco espaço físico disponível. A alternativa mais viável, seria a criação de uma nova zona de curbside para recolha de passageiros no lugar do atual parque P3. Esta nova zona seria ligada ao Terminal 1 através de uma passagem superior passaria a ser o principal curbside de chegadas do Aeroporto. 

Em baixo, um esquema com as várias alterações a realizar. Trata-se apenas de um simples estudo de volumetrias, sem estarem assinaladas as alterações rodoviárias a realizar. 


No próximo artigo iremos abordar o esquema de taxiways do Aeroporto e como melhorar a sua eficiência. 


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