Plano de Maximização da Capacidade do A. H. D. (parte 4)

Neste artigo sobre a Maximização da Capacidade do Aeroporto Humberto Delgado falaremos de uma das componentes mais importantes de qualquer aeroporto: as taxiways (também chamadas de caminhos de circulação, que permitem aos aviões circular entre a pista e o stand de parqueamento).

O esquema de taxiways do Aeroporto da Portela foi-se alterando muito ao longo da história mas o esquema atual foi maioritariamente moldado pelas pistas 03/21 e a recentemente encerrada 17/35. O encerramento da pista secundária do Aeroporto vem dar novo espaço de manobra não só para aumentar a capacidade de parqueamento mas também para melhorar os fluxos dos aviões e impedir estrangulamentos e atrasos. 

Evolução do esquema de pistas e taxiways do Aeroporto

É também essencial uma já velha questão do Aeroporto de Lisboa: a não existência de um taxiway paralelo continuo ao longo da pista principal (a 03/21). A possibilidade de prolongar o taxiway U até ao final da pista 21 já tinha sido estudada no início dos anos 2000 tendo-se na altura chegado à conclusão de que eram precisos cerca de 15 anos para rentabilizar o investimento elevado que esse projeto requeria. Uma vez que não se prevê a substituição do Aeroporto da Portela num horizonte de 15 anos, este projeto afigura-se agora como um elemento estruturante na maximização de capacidade desta infraestrutura. 

Trata-se de um projeto algo complexo uma vez que implica expropriações fora do perímetro do Aeroporto e um grande movimento de terras. No entanto, a realização do prolongamento do taxiway U vai trazer inúmeras vantagens: o fim da necessidade de atravessar a pista por parte de aviões que realizem voos de longo curso, o fim das descolagens de NB a partir do U5 e a consequente redução do ruído sobre a cidade de Lisboa, etc...

Prolongamento do taxiway U até à cabeceira da Pista 21

Contudo, existem outras intervenções mais pequenas que também podem ser realizadas ao nível do sistema de taxiways como a construção de um 3º ponto de espera na pista 03 que vai permitir que 3 aviões aguardem em simultâneo autorização para alinhar com a pista e descolar.

Ponto de espera triplo no início da pista 03

Outras alterações seriam obviamente realizadas com a construção de novos terminais/piers e stands de parqueamento remoto. 

No próximo artigo irei abordar os problemas com o Terminal 1 do Aeroporto Humberto Delgado.

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