Plano de Maximização do Aeroporto Humberto Delgado (parte 7)

No último artigo desta série, falámos sobre a melhoria dos acessos rodoviários ao Aeroporto de Lisboa. No entanto, concluímos que a melhoria dos acessos ao Humberto Delgado deve focar-se principalmente na melhoria dos transportes públicos (TP), não fomentando assim a entrada de mais carros em Lisboa e a saturação das suas vias estruturantes. Por isso, este artigo será dedicado a analisar como podem ser melhoradas as acessibilidades em TP ao A.H.D. 

Neste momento o Aeroporto é servido por várias carreiras de autocarro, 3 da Aerobus e 4 da Carris que asseguram uma oferta e cobertura razoável. Mas dados os condicionamentos nos acessos rodoviários ao Aeroporto, a grande melhoria do TP para o A.H.D. não pode ser feita com base no aumento significativo da oferta de autocarros, apesar de deverem sempre ser estudadas novas carreiras que se mostrem uteis.

Aerobus junto ao curbside das Chegadas

As melhorias devem, por isso, focar-se nos acessos de TP pesado, ou seja, Metro e comboio. Atualmente o Aeroporto é servido pela Linha Vermelha do Metro de Lisboa (ML). No entanto, esta ligação não é ideal, uma vez que o percurso que a Linha Vermelha faz entre o centro da cidade e o A.H.D. é bastante extenso penalizando o tempo de viagem. Entre o Aeroporto e a Estação do Saldanha (por exemplo) existem 9 estações. Um dos objetivos ao nível da mobilidade assumido pela CML para esta década, é precisamente a melhoria do acesso ao Aeroporto através da rede de Metro. 

Existem sensivelmente 4 soluções possíveis, designemo-las por Lumiar, Campo Grande, Entrecampos (Linha Vermelha) e Entrecampos (Linha Nova). 

A solução Lumiar consistia em prolongar a Linha Vermelha entre o Aeroporto e a estação Lumiar da Linha Amarela com uma paragem intermédia na Alta de Lisboa. Esta solução, no entanto, deixou de ser interessante com o avanço da Linha Circular, uma vez que a Linha Amarela ficará reduzida ao troço Telheiras-Odivelas não tendo acesso direto ao centro da cidade. 

A solução Campo Grande consistia num prolongamento da Linha Vermelha entre o Aeroporto e a estação Campo Grande. Esta opção, constava do Plano de Expansão da Rede do ML de 2009 e chegou mesmo a ser estudada pela empresa. Não só permitiria uma correspondência com a Linha Circular (que servirá o núcleo da cidade de Lisboa), como também com a Linha Amarela (que servirá a zona norte da cidade e a zona de Odivelas/Loures), permitindo ainda que a Linha Vermelha continuasse pelo Eixo Telheiras-Luz criando uma linha paralela à 2ª Circular. Infelizmente, devido à forma como a estação Campo Grande foi construída (à superfície) e à urbanização cada vez mais densa desta zona, seria bastante dispendioso e complexo introduzir mais uma linha nesta estação (obrigaria à construção de um caís subterrâneo). 

(a castanho) Traçado estudado pelo ML para a ligação Aeroporto-Campo Grande

Por isso, o ML decidiu estudar uma alternativa, prolongar a Linha Vermelha entre o Aeroporto e Entrecampos, passando por Alvalade. Esta solução permitiria ter 2 pontos de correspondência com a Linha Circular em vez de 1 como na opção Campo Grande, distribuindo a pressão do fluxo de passageiros em vez de a concentrar num interface já muito sobrecarregado. Esta opção também permitiria ter um acesso mais rápido ao grande centro económico da cidade (as Avenidas Novas), servir a zona da Avenida do Brasil com metro (numa estação entre o Aeroporto e Alvalade) e obter uma ligação rápida à estação ferroviária de Entrecampos. 

Prolongamento da Linha Vermelha entre o Aeroporto e Entrecampos

Esta solução não é de todo perfeita, uma vez que desvia a Linha Vermelha de novo para o centro da cidade (onde ela já passa) não deixando nenhuma "ponta solta da rede" para ser expandida para o Norte da cidade, correndo num eixo paralelo à 2ª Circular (o que a médio/longo prazo será essencial). Por isso, a solução mais adequada, é executar o prolongamento Aeroporto-Entrecampos com uma Linha Nova que sirva como acesso ao Aeroporto e como diagonal à cidade, deixando a ponta da Linha Vermelha disponível para futuras expansões para o Norte da cidade. Esta nova linha poderia depois um dia ser prolongada para a sul para a zona do Rego, Praça de Espanha (correspondência com a Linha Azul) e Campolide. A norte, seria possível expandir, um dia, para a zona do Prior Velho, RALIS e Portela. 

Nova Linha na sua primeira fase entre Entrecampos e o Aeroporto

No próximo artigo iremos abordar a possibilidade de construir uma ligação ferroviária ao Aeroporto de Lisboa. Até lá!

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